sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mãe X mulher

Porque será que se confundem os papéis de mãe e mulher? Dizem: As mulheres são mães, trabalhadoras, esposas... tem muitos papéis.
Levanto a idéia de que mãe e mulher são posições diferentes. Freud, equiparou mãe e mulher. Com sua teoria, a menina se transforma em mulher quando abandona o desejo de ter um pênis em função do desejo de ter um filho. Ela toma o pai como seu objeto de maor e sua mãe se tornaria sua rival. O autor postula que neste momento a menina se tornaria mulher.
Coloco que a equação simbólica pênis-bebê, de fato, não torna a menina mulher. Ao contrário, a mulher se fixa em um ciclo fálico no qual o pênis equivale ao bebê e portanto, a mãe equivale á mulher.
A mulher, via de regra, sempre foi definida pela maternidade. Podemos pensar que a maternidade trás uma resposta para a questão da incerteza da identidade feminina.
O feminino, me parece, estar em outro lugar. Não se refere á lógica do ter ou não ter o falo, o bebê. É uma outra lógica que nos fornece a idéia do tornar-se. Um constante tornar-se que se desvia totalmente da anatomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário