terça-feira, 9 de março de 2010

Esse é para ginecologistas

Dedico este texto aos médicos que lidam com uma mulher grávida.
Mesmo que saibam tudo ou quase tudo sobre gestação, deixo uma dica sobre suas falas e suas relações com a gestante. Jamais digam que a criança está pequena, grande, normal ou anormal. O casal grávido vive um momento imaginário, de angústias em relação á eles próprios como pais e em relação ao estranho. O estranho é o bebê. Qualquer fala referente à imagem da criança pode ser extremamente perturbadora para os pais. Claro que se a criança precisar fazer algum exame pois não está se desenvolvendo adequadamente ou parou de se desenvolver, o médico terá que indicar de alguma forma. Porém, vale falar em termos de ser cuidadoso, de dizer que o fato de ter que se submeter a algum exame extra, é comum, pois sabemos que é mesmo, que muitas pacientes já fizeram.
Não sabemos o que representa para uma mãe e um pai a fala que o filho está grande ou pequeno ou assim ou assado. Limitem-se a responder o perguntado.
Caso percebam algo de outra ordem na relação deles com a criança ou entre eles próprios, encaminhem a um profissional especializado.