terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Consequências da problemática escola-empresa. O impasse na aprendizagem

Destaquei o lugar do professor como central na relação com os pais, com a direção e principalmente como o aluno.Continuo.
O professor tem uma certa relação particular com a matéria que ensina. Exatamente esta relação, é, a que será captada pelo aluno. A forma como ele trasmite sua relação com a matéria, poderá ser propiciadora ou não do desejo de saber do aluno. Nossa! Quanta responsabilidade o professor carrega! Isso mesmo. Tratemos bem os professores!
O aluno, por sua vez, tem sua família de origem, valores, relações, questões próprias e gostos particulares. Aptidões específicas.
Ele chega em sala de aula e encontra um professor exausto, ou disposto a dar aula, ou desinteressado, ou com problemas pessoais, ou se sentindo desvalorizado por não ser reconhecido como gostaria, ou...
Neste campo, parece relevante refletir sobre um tema atual que se denomina fracasso escolar.Alunos disléxicos, sem limites, agressivos, desrespeitosos, hiperativos, depressivos, suicídas, alunos que não aprendem.
Coloco a seguinte questão: De que se trata esse fracasso escolar? De variáveis como o olhar da escola para o aluno, de suas relações em família, da demanda da família para a escola, do professor que flutua em seu humor, enfim, de que se trata? Existiria uma resposta afirmativa, fálica que diga: é isso?
Provavelmente não. Mas o que consigo e posso afirmar é que necessariamente o aprendizado passa pela relação do professor com o aluno. O aluno com suas preferências e tendências.O professor, com seu empenho e desejo de trasmissão. E o aluno que não se interessa pela matéria que o professor tanto ama?
Não me parece que o aluno deva gostar ou não de uma matéria. O que ele capta, é como o professor provoca ou não o desejo de saber.
O fracasso escolar me parece que pode ser localizado aí.Aonde? Neste campo da relação com o professor.
Podendo localizar a problemática é possível uma boa intervenção desde que demandada.
Deixarei em aberto uma questão que se refere á importância dada tanto pela instituição, como pelos pais, em relação á figura do professor. Afinal, o que ele vai transmitir,não será somente sua relação com a matéria, mas, também como capta o olhar dos pais,da direção e dos colegas e como se posiciona em relação a isso.
Assim, ela vai fazendo sintomas. Perde a voz, deprime, desiste da profissão...
Ele tem uma enorme responsabilidade sim, talvez por isso até a depressão muito comum em professores. Porém, ele deve atender várias demandas. Até chegar na relação que ele tem com a matéria, tem um percurso que passa pela direção.
Ou seja, para chegar no desejo de saber, a história parte dos pais que demandam seus desejos na escolha da escola e para ela. Depois, como a escola se posiciona em relação ao desejo dos pais. Pois dependendo da posição, ela massacra o professor. E digo e repito: O professor é a figura central quando se trata de sucesso ou fracasso na aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário