segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Do que o Outro me fez sofrer?

Partindo do desamparo, que efeitos ou sintomas cada um apresenta? O desamparo é traumático. Não temos como fugir dele, mas a idéia é que partindo do trauma,(ou seja, partindo da constatacão de que não há complementariedade, de que não temos como recuperar o objeto perdido), formamos sintomas até que possamos nos perguntar: O que podemos fazer com isso? Esta pergunta se refere à lógica da fantasia. Os sintomas podem mudar ou continuar os mesmos, mas, poder se responsabilizar pela questão do que fazer com o trauma, envolve trabalho psíquico, mudancas.
Em uma análise, construímos esta questão e muitas vezes a resposta.
Fantasiamos para velar o trauma, para nos confortar do mal estar, para encobrir a falta. Falta a ser.
Ao término,(de uma análise), podemos deixar cair nosso objeto. Então, saberemos que não temos como recuperar aquele gozo do momento inicial e mítico de satisfacão. Isso é o impossível.
Não há o que dê conta do sujeito.
O que há é a relacão deste sujeito com sua falta, com seu impossível e com suas saídas. Umas mais criativas, outras mais radicais, outras, outras, outras...

Um comentário:

  1. Do que o Outro me fez sofrer parece-me ser uma construção até chegar neste ponto. A análise nos faz avançar e perceber que a questão de cada um é desvelada após concluir que de fat, perdemos muito tempo com o que o outro quer. Aí, a possibilidade de: "O que desejo?"

    ResponderExcluir