segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Aquele que corre

Uma vez um corredor me disse: "gostaria de poder alcançar a condição de correr na velocidade 12km/h." O que ocorre é que esse sujeito teve um personal trainer que lhe transmitiu que para correr mais rápido o corredor deve alternar momentos na corrida entre rápido e moderado. Porém, o sujeito que corre falou: "quando eu corria na esteira, eu sabia a velocidade e como controlá-la. Sem esteira, não sei qual a minha velocidade. Mesmo que possua um daqueles aparelhos que calculam quanto correu, que velocidade, este saber, se dá somente após a corrida.
A questão que coloco é a seguinte: Como treinar para aumentar a velocidade da corrida sem a esteira? Como saber qual a velocidade?
A esteira, nos dá um molde, nos diz como estamos, quanto percorremos, qual a velocidade limite para nós...A esteira nos ensina sobre nossa resistência, possibilidades e limitações.
E na corrida da vida? Quem é a nossa esteira? Podem ser os pais, a babá, tios, avós. E quem nunca teve ou correu em uma esteira? Dito de outro modo? Quem nunca teve uma referência?
Pois bem, me parece que é exatamente o que ocorre neste século de uma maneira geral. Se tivemos um modelo, nos posicionaremos perante ele ou nos iludindo em um ideal que com certeza nunca, NUNCA será alcançado, ou teremos esta referência para irmos em outra direção.

Caso, o sujeito nunca tenha tido a chance de correr ou mesmo caminhar em uma esteira, como fica sua posição no mundo?
O que poderemos saber de nós se a primeira forma de saber de nós mesmos vem do outro? O bebê chora, alguma esteira mãe diz:"está com sono, com fome, triste, com frio." Nesse momento inicial é esse o saber. Isso é o básico. Ter tido uma esteira que dá palavras, nomes.
Partimos para a vida após um repertório mínimo de palavras.
O sujeito que diz: "se tivesse uma esteira, conseguiria correr mais rápido". Esse é o desejo dele.
Se ele tem este saber, se ele sabe que a esteira é um molde e ele sabe pois lhe foi dado, ele pode correr mais rápido por conta própria.

Um comentário:

  1. Gostei do texto. Parabéns pela iniciativa do blog, está muito bom. Temos uma iniciativa semelhante: um Blog de Práticas Corporais e Saúde Mental. O endereço é loucospeloesporte@mais.blog.net
    Vou recomendar lá este blog.
    Paulo Spina (profissional de educação física)
    prscontato@yahoo.com

    ResponderExcluir